O dia 11 de Setembro (11/09)
Em 11 de setembro a história da humanidade mudou, junto com o WTC (World Trade Center) que é uma marca presente em vários países e na cidade de Nova York ela está presente em um conjunto formado por 7 prédios de propriedade da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. A Torre Norte (1WTC) e Torre Sul (2WTC) formavam as torres gêmeas. A Torre Norte foi projetada por Minoru Yamasaki em 1968 e a construção se deu entre 6/8/1968 a 23/12/1970 (acabamento externo) e contava com 400.000 metros quadrados, foi aberta ao público em 4 de abril de 1973, sendo na época o prédio mais alto do mundo. Hoje temos as Torres Petronas Malásia (452 m), Torre Sears, Chicago (443m) o a Torre Jin Mao , China (421m). Eles tinham 110 pisos, 417 metros de altura mais a antena de 110,3 metros. A Torre Sul teve sua construção entre 1966 a 1973.
Isso é um exemplo de dimensões e da complexidade que se apresentam em edifícios desta natureza.
A planta era aberta com quase 1200 metros quadrados (66,7 metros por 20 metros) sem pilares de apoio, tendo apenas na fachada e no corpo central os apoios.
A construção foi feita com uso de 180.000 toneladas de aço (carbono e de baixa liga XDR ferro (principalmente de ferro), com ligação fraca e usado para vigas serem mais finas, permitindo maior vão entre teto e o piso, usou-se 4.800 quilômetros de fios e cabos para energia elétricas, um volume de 325.000 metros cúbicos de concreto, para as fachadas foram consumidos 300.000 m² vidros correspondentes a 43.600 peças, para a movimentação entre os andaras, o WTC contava com 198 elevadores com uma capacidade média de 55 pessoas por elevador e ainda havia 71 escadas rolantes em operação. O elevador era capaz de fazer em 58 segundos, a uma velocidade de 40 km/h (667 metros/min) o percurso do térreo até a cobertura.
Para o isolamento térmico dos sistemas de água do ar condicionado, o WTC contava com o amianto formado por minerais e silicato de magnésio hidratado que é produto altamente tóxico, porém em condições adequadas, não ofereceria riscos. Também tinha o isolamento em espuma resistente ao fogo que foi pulverização sobre pilares e vigas da estrutura.
Em 11 de setembro de 2001 a Torre Norte do WTC foi a primeira a ser atingida pela aeronave Boing 767, do voo 11 (de Boston) da American Airlines, a 710 km/h entre os andares 93 e 99 eram 8:46 horas da manhã (horário local), e sofreu incêndio, entrou em colapso, ruindo às 10:28 horas. A Torre Sul foi atingida a 870 km/h entre os andares 77 e 85 pela aeronave do voo 175 da United Airlines às 9:03 horas e ruiu às 9:59 horas.
Contabilizaram como 2.977 pessoas morreram neste evento, incluindo os passageiros e tripulantes das duas aeronaves. Ainda em 2011, grupo de cientistas tentam identificar restos mortais coletados na ocasião, baseados nas novas tecnologias, e se conseguiu para 1631 vítimas, sendo 41% ainda estão sem identificação. Mais de 6291 pessoas ficaram feridas no momento desta catástrofe.
Como efeitos econômicos do evento, cerca de 3 milhões de metros quadrados de escritórios foram perdidos, cerca de 430 mil postos de trabalhos, em 3 meses o prejuízo contabilizado foi superior a 2,8 bilhões de dólares americanos em salários. A bolsa de valores caiu mais de 7% em um único dia, e mais de 14% na semana, o que representa 1,4 trilhão de dólares ao valor da época. A cidade de Nova York perdeu 27,3 bilhões de dólares de seu PIB, nos 3 meses que se seguiram.
Em Novembro de 2014 foi construído o novo prédio no lugar na Torre Norte e uma piscina como memorial com os nomes dos mortos, no lugar da Torre Sul.
O World Trade Center de NY era um complexo
Embora menos noticiado, WTC 5 sofreu um grande incêndio e um desabamento parcial da estrutura de aço. A Igreja Ortodoxa Grega São Nicolau, o WTC 3 que compreendia o hotel Marriott World Trade Center, também o WTC 4 que era o Plaza Sul e o WTC 6 que era a alfândega dos Estados Unidos foram destruídos. Os edifícios do World Financial Center, o 90 West Street e o 130 Cedar Street, ficaram queimados parcialmente. O Deutsche Bank Building e o Edifício Verizon, bem como o World Financial Center 3 ficaram danificados pelo impacto de queda dos materiais usados na construção das Torres Gêmeas. One Liberty Plaza sobreviveu apenas com danos na superfície estruturalmente intacta, com as janelas apenas trincadas. O 30 West Broadway ficou danificado pela queda do WTC 7. Especificamente o Deutsche Bank Building ficou apenas encoberto pela poeria das cinzas, mas foi necessário ser demolido por causa dos danos indiretos provocados pela água, que deu origem ao mofo e outros danos menores, mas em grande número que inviabilizaram o conserto do prédio.
O volume de resíduos resultantes da queda do WTC gerou uma altura equivalente a 8 andares de um prédio.
Quando os edifícios desmoronaram, a poeira percorreu os corredores formados pelas ruas entre os prédios a uma velocidade desta poeira foi de 22 a 35 metros por minuto. Para ter melhor idéias, uma pessoa consegue correr até 25 metros por minuto, mas não consegue correr por muitos minutos. A poeira dos prédios ultrapassou 5 quilômetros de distância dos prédios.
Documentos apontam que a administração do presidente George W. Bush ordenou que a EPA que é a organização de proteção ambiental americana (através da administradora Christine Todd Whitman) declarasse que a qualidade do ar era adequada. Porém, a verdade é que a poeira decorrente da destruição e do incêndio ofereceu mais de 2500 substâncias no ar, muitas delas sendo bastante tóxicas e algumas ainda sendo sabidamente cancerígenas. Cerca de 18000 mortes foram atribuídas ao evento no decorrer dos 10 anos que se seguiram. Estudos de 2010 sobre a função pulmonar apontaram que de 30% a 40% dos trabalhadores ainda estavam relatando sintomas persistentes que começaram no primeiro ano do ataque às torres e com pouca ou nenhuma melhora. Os efeitos desses gases tóxicos nas pessoas apontaram haver aumento de problemas de saúde em 27,6% das pessoas, oferecendo deficiência respiratória como a asma, 42,3% por sinusite e 39,3% com refluxo gástrico. Foram ainda diagnosticados diversos casos de depressão (27,5%) e stress pós-traumático (31,9%), e não apenas aos trabalhadores de emergência e de resgate da cidade. Houve 1595 falecimentos estimados devido ao excesso de velocidade nas autoestradas do país no ano seguinte aos atentados, porque as pessoas evitaram usar aviões.
Em 17 de outubro de 2006, o juiz federal Alvin Hellerstein rejeitou o pedido de Nova Iorque que se negava a arcar com os custos da saúde em vários processos contra a cidade.
WTC implodiu com impacto
Para conseguir imaginar, a temperatura decorrente do incêndio derrete plástico, alumínio o aço, chegando a mais de 1400C. O ponto desta fusão do aço utilizado neste prédio é de cerca de 700C. A estrutura do prédio é em aço. Com o impacto, parte da estrutura dos 3 ou 4 andares ficaram rompidas, impedindo o acesso das pessoas para as escadas de incêndio, então as pessoas que estavam acima dos andares atingidos, ficaram presas. O calor propagou-se e soltou os parafusos e soldas. calor do fogo foi um fator determinante, fazendo com que as colunas de aço, tanto no núcleo como no perímetro (fachada), enfraquecessem e começassem a se deformar antes de perder a sua capacidade de carga. Mais de metade das colunas de um piso em especial dobraram-se, e a estrutura acima não conseguia mais ser apoiada e acabou por ocorrer a sua queda sobre a laje inferior e a destruição, de uma laje sobre a outra.
Como o calor e o impacto comprometeram a estabilidade das estruturas, e resultou no colapso progressivo da infraestrutura.
O WTC contava em seus últimos andares de um amortecedor harmônico de massa, que é uma espécie de contrapeso sísmico ativo de 10 mil toneladas para neutralizar movimentos horizontais, reduzindo a amplitude de deformação em razão dos esforços do vento e da própria movimentação da terra. Esta massa de peso colaborou com a forma como o prédio pareceu implodir (caindo para dentro de si) e não tombando para fora.
O combustível do avião percorreu os prismas que são as aberturas de laje para a comunicação técnica (onde passam os fios elétricos, tubulação de água e de ar condicionado) além do poço do elevador, entre os pavimentos e se espalhou em andares diferentes, apresentando-se fogos de incêndio em vários andares. Os prédios tinham 3 conjuntos de duas lajes onde havia os equipamentos técnicos de recalque e distribuição com bombas, quadros elétricos, transformadores, caixas de água, etc.
Muitos esperam milagres dos bombeiros, mas, a escada Magirus tem capacidade de atingir até a décima quarta laje de um prédio. No caso do WTC, considerando o peso de todos os equipamentos e das roupas que um bombeiro normalmente utiliza, o tempo para se chegar ao andar 110 (mais de 400 metros de altura) é de uma 1:20 hora de subida pelas escadas. Ainda se tem informações de que faltou água para uso pelos bombeiros, além de um problema de coordenação, em saber e entender o que estava acontecendo, para poder prever os melhores procedimentos para o trabalho.
A pilha de detritos no local queimou durante três meses, resistiram até a maior parte do entulho ter sido removido do complexo pela empresa Controlled Demolition, Inc. (CDI) de Phoenix, em Maryland, que atuou nas 24 horas, com empreiteiros e subempreiteiros.
Um white paper de três páginas, foi localizado, e intitulado Salient points with regard to the structural design of The World Trade Center Towers descreveu o cenário de um Boeing 707, com um peso de 152 t e transportando 87,1 m³ (87100 litros) de combustível, atingindo o 80º andar dos edifícios a 970 km/h. Não ficou claro se o efeito do combustível e o conteúdo dos aviões a jato foram tidos em consideração no projeto de construção original, mas este estudo está com observações a mão feitas por John Skilling após o bombardeio de 1993, porém, sem a documentação que deu origem aos estudo, o NIST não pode comentar —NIST 2005. pp. 305–307
De acordo com as estimativas da NIST, o voo 11 tinha aproximadamente 37900 litros de combustível quando atingiu a torre norte. Mais de 5680 litros foram consumidos instantaneamente na bola de fogo inicial e uma quantidade semelhante foi consumida no lado de fora do prédio. E 26500 litros (aproximadamente) queimaram dentro de espaços dos escritório, inflamando o combustível.
O voo 175 detinha aproximadamente 34400 l quando colidiu contra a torre sul. Mais de 5680 litros foram consumidos instantaneamente na bola de fogo inicial e mais de 8610 litros foram consumidos no lado de fora do prédio e mais 20200 litros foram queimados em zonas internas dos pisos dos escritórios.
A NIST estimou que cada andar dos dois edifícios continha em torno de sessenta toneladas de combustível decorrente de papéis, móveis e decoração.
Estas informações foram reunidas e encontradas na Wikipédia, jornais e revistas da ocasião. A intenção é lembrar dos risco de um incêndio, e que informando, se obtenha a massa crítica e o entendimento, para que se busque a prevenção, se saiba como se comportar em caso de incêndio, sabendo o que esperar de situações críticas.
A empresa Engenharia DiagnostiKa oferece avaliação do condomínio, treinamento aos usuários, análise crítica dos ambientes, auditoria dos equipamentos, inspeção das instalações, tudo para se obter o melhor dos sistemas de segurança e a proteção do patrimônio.
Excelente análise. Parabéns pelo trabalho realizado!!!